Empreendedora

Sempre fui de me envolver em vários projetos. Sou uma pessoa de executar, uma empreendedora no sentido amplo. E gosto de fazer as coisas bem feitas, pra não dizer perfeitas (esse é um eternos ponto de atenção meu!).
Além da faculdade de psicologia, fiz duas pós-graduação, diversos cursos, metade de um mestrado, agora estou no doutorado.
Falo 4 línguas (eram 5, mas o alemão esqueci!).

Fiz intercâmbio na Australia, estágio na França, agora moro há 3 anos em Portugal.
Sem contar os hobbies e interesses, como gastronomia, viagens, literatura, cinema, arte, filosofia, história etc, etc.
Estou sempre envolvida com algum tema, estudando e aprendendo algo.
Nos meus trabalhos me envolvo em diferentes projetos, proponho inovações.
Minha filosofia é de que água parada apodrece. Gosto e preciso de projetos e sonhos. Me dá prazer executá-los e atingi-los.

Leveza

Mas isso tem um custo, às vezes alto. O cansaço. O afastamento do convívio social, a falta de lazer, e o estresse negativo, quando muito intenso ou crônico.

Sim, existe o estresse positivo. Quando estamos diante de uma situação de perigo ou risco, nosso cérebro aciona mecanismos para nossa mente e corpo nos fazer escapar da situação. Nos preparamos para enfrentar. Mas não faz sentido nos alongarmos nesse ponto aqui.

O importante é sabermos que não há como eliminar o estresse da vida, pois ele faz parte e tem essa função protetora.

Mas além disso, um ponto é certo: nós criamos muitos dos nossos problemas. Grande parte do estresse está na nossa mente, na forma como encaramos uma situação. Ou como já nos ensinou Mark Twain: “tive várias preocupações na minha vida, a maioria nunca aconteceu”.

O que podemos aprender é que, geralmente, nos estressar não ajuda a resolver o problema, só desgasta mais e piora tudo.

O importante é conseguir manter um equilíbrio entre nossas necessidades. Querer sempre produzir, empreender, pode ser uma cilada, pois uma hora o corpo e a mente mandam uma conta alta e você sucumbe.

De vez em quando eu perco meu equilíbrio e aí perco minha saúde, física e emocional. Tenho insônia, enxaqueca…


Saber assumir e aprender com esses momentos de perda de equilíbrio é que permite retomar o equilíbrio e ter uma vida de bem-estar, saúde e produtividade.

Por isso estou sempre focando na minha autoconsciência e no autodesenvolvimento.


Além desse trabalho mental e de gestão das emoções, também forneço ao meu corpo e minha mente o que eu sei que ajuda a dar mais resiliência e inteligência emocional para prevenir o estresse e sair mais rápido dele.


Faço atividade física quase que diariamente, tento dormir o suficiente, me alimento de comida de verdade, faço meditação.

Não há mágica. Há esforço e autocuidado. Mas tendo orientação e seguindo um passo a passo, fica mais fácil. Esse é meu trabalho aqui.


E você, o que faz para gerenciar e prevenir seus estresses?