Como amenizar a vergonha de aparecer entre amigos e famílias estando acima do peso?

Marta Fonseca
Marta Fonseca

Já se sentiu envergonhada perante a família e os amigos por causa de alguns quilinhos que adquiriu? Já sentiu na pele aqueles olhares curiosos e até comentários do tipo: o que foi que aconteceu com você? Você… engordou. O que houve de errado? 

Se sim, eu quero te trazer algumas reflexões para amenizar esse sentimento de vergonha misturada com culpa, que a gente sente nessas situações. 

Eu digo ‘a gente’ porque eu também já me senti assim. Passei um ano fora em um intercâmbio e voltei vários quilos acima do meu peso normal e… bom, você pode imaginar tudo o que eu ouvi, não é? 

Havia um tipo de pressão silenciosa da minha família que me fazia sentir péssima em relação ao meu corpo, sempre perguntando ou sugerindo obviedades. Não preciso dizer que o sentimento de culpa e de vergonha me dominavam por inteiro, né? 

Voltando do intercâmbio, voltei também para uma alimentação um pouco mais saudável e natural e isso já me fez perder uns 10 kg, à época. E depois a perda de peso simplesmente emperrou. Descobri que já era reflexo da compulsão e que o trabalho não seria apenas nutricional, mas principalmente psicológico.

Nesse período em que estive quase 20 quilos acima do meu peso normal, deixei de ir à praia, deixei de usar roupas de que gostava, me afastei de algumas pessoas e sentia que minha autoestima estava sendo minada dia após dia. Foi uma bola de neve crescendo dentro de mim. 

E se você passa por esses desafios, assim como eu passei, então, é preciso ter algumas coisas em mente, para reverter essa situação: 

1. Internalize a ideia de que não é culpa sua. A questão de estar acima do peso é uma questão tão complexa e tem tantos fatores envolvidos que a última coisa que você pode pensar na vida é que está acima do peso por culpa sua. 

Observe que desde pequenas a nossa vida é recheada de situações que colocam a comida como conforto emocional. Se está triste, come um chocolate. Se está nervosa, toma um copo de água com açúcar, se vou te pedir desculpas, levo uma caixa de chocolates… 

Não fomos ensinadas a gerenciar nossas emoções e isso inevitavelmente será refletido na nossa relação com a comida. 

Então, pensar que o seu peso de hoje é culpa sua não parece muito lógico, nem útil. Percebe? Ninguém muda movido pela culpa e pela crítica. 

O que você pode fazer (e que vai fazer uma enorme diferença) é se autorresponsabilizar para, a partir de agora, você aderir a uma postura mais ativa em relação a perda de peso, em relação à busca por uma alimentação de comida de verdade. E mudar o que estiver ao seu alcance! 

2. Busque autoconhecimento. Ao buscar se conhecer melhor e entender melhor a forma como você funciona, então você estará verdadeiramente assumindo uma posição ativa e inconformada em relação ao lugar em que você está hoje. 

A partir do autoconhecimento você descobre o porquê de estar acima do peso e o que fazer com isso. Será conduzida à gestão das emoções e ao entendimento do aspecto psicológico do excesso de peso. 

E isso vai ser uma enorme virada no seu processo de emagrecimento saudável e sustentável no longo prazo. Você vai arrancar o problema pela raiz e parar de só tratar os sintomas.  

3. Rompa com o perfeccionismo. Esse comportamento de buscar a perfeição está relacionado com sua busca por ser aceita, ser amada, ser bem vista, ser sempre querida com todo mundo a todo momento. 

Entenda (e aceite!) que você vai errar muitas vezes, nem todo mundo vai te amar e você definitivamente não agradará a todos. 

Internalizar essas ideias te ajudará a seguir com seu processo de transformação por você mesma, sem ficar tentando fazer pelos outros e por isso buscar pílulas mágicas emagrecedoras ou dietas malucas que prometem corpo de modelo em 1 semana. 

Além disso, romper com o perfeccionismo te permitirá ter uma vida mais leve, em que você tem consciência de que não dará conta de tudo, de que não pode abraçar o mundo, de que às vezes vai precisar pedir ajuda. 

Tá vendo o quanto o perfeccionismo pesa na sua vida?

Colocar o seu foco nesses 3 pontos vai te ajudar a quebrar o ciclo de vergonha diante da família e dos amigos durante o processo de perda de peso. 

Me conta depois como a sua vida mudou após colocar esses 3 pontos que eu trouxe acima em prática. 

Vou adorar saber mais. 

Beijos.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

A vida pode ser leve!

Você quer ajuda no seu autodesenvolvimento?