Como emagrecer, se não consigo fazer exercícios físicos?

Marta Fonseca
Marta Fonseca

Acho que assim como quase todo mundo, a atividade física fez parte da minha infância. Eu fazia educação física na escola,  dançava jazz, fazia ginástica olímpica, natação. Mas com o passar do tempo isso foi perdendo o caráter ‘prazeroso’ e passou a ter um caráter de obrigatoriedade. 

Essa mudança de percepção aconteceu quando eu comecei a ganhar peso, na adolescência, e a necessidade de fazer exercícios físicos surgiu como algo mandatório para conseguir emagrecer. 

À época era comum dizer que ‘emagrecimento vem de fechar a boca e fazer exercício físico, apenas’. 

Então eu entrei para a academia, fazia aquelas aulas de aeróbica ou localizada com o professor gritando Vamos lá! Vamos ficar com o corpo sarado para o verão. Me sentia uma E.T. 

Tentei musculação, mas ficava entediada. Obviamente,  essa situação foi ficando insustentável… Não conseguia manter a assiduidade, vinha a culpa, as novas promessas… E mais peso – e mais mal-estar – para o meu processo de emagrecimento. 

Foi só alguns anos mais tarde que eu consegui ressignificar o exercício físico e transformá-lo em um momento de prazer e de relaxamento pra mim. Passei a vê-lo como um cuidado comigo, com meu corpo e com meu emocional. 

Ou seja, eu notei que focar nas estratégias corretas é a chave fundamental para emagrecer. Não é uma questão de déficit calórico. É uma questão de mudança de mentalidade. 

O exercício físico não pode ocupar na sua vida um papel exclusivo de ‘eu faço para emagrecer’. Manter seu corpo em movimento tem incontáveis benefícios. Mas quando ele passa a significar só um meio de obtenção do peso ideal, fica pesado demais. E uma hora o peso da frustração de não ver resultados no curto-médio prazo te aprisiona e te faz pensar que exercício físico não é pra você. 

Para ressignificar o exercício físico e trazer mais leveza para essa prática, seguem algumas dicas: 

1. Associe esse hábito a algo que te dê prazer. Por exemplo, eu amo ouvir podcasts sobre psicologia, eu separo quais ouvirei naquela determinada semana e os ouço durante o período em que estou na academia. 

Young beautiful brunette sportive girl training at sunrise over seaside. Copy space.

2. Busque atividades que façam sentido pra você. Então, se você gosta de estar em constante contato com a natureza, busque atividades que te permitam isso. 

3. Encaixe estrategicamente a atividade física na sua rotina, no seu estilo de vida.  Ou seja, se você tem filhos e tem uma rotina apertada e corrida, por que não inserir uma atividade física que você possa praticar junto com os seus filhos? Você aproveita a companhia deles, investe um tempo de qualidade no relacionamento de vocês e de quebra ainda ganham mais disposição física. 

4. Busque parceiros para se exercitarem com você. Ao se comprometer em praticar exercício juntos, as chances de você desistir ou pular um dia são menores, além de ficar mais divertido. Então, arrume parceiros para as atividades. 

O que eu quero te mostrar com isso tudo é simples: o fato de você ainda não gostar ou não praticar exercício, não pode ser uma desculpa que atrase ou paralise o seu processo de emagrecimento. 

O exercício físico é fundamental para a sua saúde, mas não é condição mandatória do seu emagrecimento. 

E eu entendo que pode estar passando pela sua cabeça: Marta, socorro! Por onde eu começo? 

E a resposta é simples: baby steps. Comece devagar, mas consistente. Aos poucos, você vai sentir que consegue mais, que pode mais e isso vai te desafiando a querer mais, a buscar melhorar cada vez mais (não em nome de uma magreza doentia, mas em nome da sua própria saúde, da sua própria leveza). 

Além disso, estabeleça metas alcançáveis e possíveis! É sempre melhor que você incremente um hábito que já tem do que ter que começar um do zero de forma radical e abrupta. Então, é melhor você aumentar o número de dias que você vai à academia na semana gradativamente do que radicalmente falar que vai se inscrever na academia mais próxima, vai pagar a taxa anual, vai malhar 6x por semana e em 2 semanas desistir de tudo.

Por fim, pare de se ser tão extremista-perfeccionista! As coisas não precisam ser 8 ou 80! Você pode ir à academia 3x por semana para começar. Você pode mudar um hábito alimentar de cada vez. Você pode começar devagar.  

O extremista-perfeccionista vai procurar a atividade perfeita, no tempo perfeito, no dia perfeito e só a praticará se todo o universo ‘conspirar’ para isso. Caso contrário, preferirá não fazer, preferirá adiar. 

Dê um basta nesse tipo de comportamento. Você pode SIM começar devagar e ter resultados positivos e perenes. É tudo sobre mentalidade! 

E aí, você vai usar essa nova mentalidade ao seu favor ou vai continuar se sabotando esperando a oportunidade perfeita surgir?

Quer saber mais? Veja a live sobre esse assunto:

https://www.instagram.com/p/CbbF635ld30/

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

A vida pode ser leve!

Você quer ajuda no seu autodesenvolvimento?